
Por Redação
Os desafios da primeira semana com o bebê: dicas para novas mães
A primeira semana com o bebê é um momento repleto de emoção, transformações e descobertas. Portanto, é natural notarmos uma profunda conexão com o recém-nascido, onde cada choro, sorriso e movimento desperta algo que jamais os pais haviam sentido.
Contudo, a rotina diária também passa por adaptações drásticas. Cada detalhe, por menor que seja, importa: desde a amamentação até a troca de fraldas e os primeiros banhos.
Então, lembre-se que esse apanhado de situações criará laços profundos com o bebê. Tenha paciência e tranquilidade, pois, assim, a jornada ficará ainda mais especial e memorável para toda a família.
Mas lembrem-se de cuidar de si mesmos, encontrando tempo para descansar e buscar apoio quando necessário. A Drogaria PMP tem profissionais experientes e que podem dar o auxílio sobre medicamentos e demais assuntos referentes à saúde de todos.
Preparativos da primeira semana com o bebê:
Organização do espaço
Principalmente para a chegada e a primeira semana com o bebê, tudo deve estar organizado. Busque por um ambiente funcional e aconchegante. O berço, por exemplo, deve ser o centro das atenções, gerando segurança e conforto ao recém-nascido. Opte por um modelo com laterais firmes e um colchão estável e que se ajuste ao berço.
O segundo passo é separar um local de fácil acesso para trocar fraldas. O ideal é que esteja perto do berço, para facilitar as trocas noturnas, e que todos os itens necessários se mantenham sempre à mão.
Luzes suaves e reguláveis tornam o ambiente tranquilo durante a noite, sem atrapalhar o sono do bebê. E que tal instalar tapetes macios e uma cadeira confortável para amamentação ou para momentos de carinho? Pense nisso para a vida saudável da família.
Outros itens que não podem faltar
- Fraldas: recomenda-se um bom estoque de fraldas descartáveis, em diferentes tamanhos, já que o bebê cresce rapidamente nos primeiros meses
- Lenços umedecidos de qualidade: tente adquirir aqueles modelos sem fragrância e com pH neutro. Isso manterá uma limpeza suave e eficaz durante as trocas;
- Pomada para prevenção de assaduras: devem ser aplicadas em cada troca de fralda para proteger a pele delicada e sensível do bebê de irritações e desconforto;
- Roupas escolhidas com cuidado: bodies, macacões, calças e meias de algodão devem ser fáceis de vestir e retirar, e sempre adequadas à estação do ano;
- Produtos de higiene e outros: assim como os lenços, tente adquirir sabonetes e shampoos mais suaves e menos propensos a causar irritações. Outros itens incluem toalhas, termômetros e remédios para cólicas, que devem ser receitados pelo pediatra.

Alimentação do bebê
Início da amamentação
Na primeira semana com o bebê, também devemos ficar atentos à amamentação. É comum que surjam dúvidas sobre a pega correta e a quantidade de leite que o bebê está recebendo.
Os pequenos estão aprendendo e as mães se adaptando a essa nova experiência. Tire todas as dúvidas com profissionais de saúde, consultoras de amamentação ou com a equipe da Drogaria PMP e o processo será mais tranquilo.
Dicas para uma amamentação bem-sucedida
Quando for alimentar a criança, encontre uma posição que favoreça os dois. As mais recomendadas, são:
- A posição tradicional (com o bebê deitado no colo da mãe);
- Cavalinho (onde o bebê fica sentado, de frente para a mãe) e;
- Deitada (onde mãe e bebê estão de lado, na cama).
Uma boa pega afasta as dores e faz com que a alimentação seja satisfatória e adequada. O recém-nascido precisa colocar a boca em toda a aréola, evitando fissuras e machucados na mãe. Ao mesmo tempo, sempre que o bebê demonstrar sinais de fome, como movimentar a cabeça em busca do seio ou colocar as mãos na boca, ele deve ser amamentado.
Alternativas à amamentação
Fórmula infantil
Quando as mulheres não podem amamentar, seja por escolha pessoal ou por questões de saúde, uma alternativa é a fórmula infantil. As indicações devem ser feitas pelo pediatra, de acordo com as necessidades do bebê.
Como qualquer outro medicamento, siga as instruções da embalagem, utilizando água fervida e resfriada na temperatura indicada. Faça a esterilização de mamadeiras e bicos antes de cada uso para evitar contaminações.
A fórmula preparada deve ser consumida imediatamente ou armazenada na geladeira por, no máximo, 24 horas. Se o bebê apresentar sinais de desconforto, como cólicas ou constipação, é fundamental consultar um profissional para possíveis ajustes na alimentação.
Cuidados com o sono do bebê: estabelecendo uma rotina
Estabelecer uma rotina de sono desde a primeira semana com o bebê pode fazer com que a nova família crie um ambiente mais calmo e previsível, reduzindo o estresse e garantindo que todos descansem melhor. Embora os recém-nascidos durmam grande parte do dia, o sono costuma ser fragmentado em curtos períodos, o que pode ser desafiador para os pais – principalmente para aqueles “de primeira viagem”.
Comece, portanto, incluindo atividades tranquilas, como um banho morno ou uma massagem suave. Repetir essas ações todos os dias no mesmo horário ajuda o bebê a ter uma rotina.
No caso das sonecas, tente equilibrá-las, para evitar que a criança durma por longos períodos durante o final da tarde e prejudique o relaxamento noturno. Lembrando que muitos precisam de apoio para aprender a dormir sozinhos, ou seja, tente colocá-lo no berço enquanto ele ainda está sonolento, mas acordado, permitindo que pegue no sono por conta própria. Com o tempo, verá que o berço é um lugar seguro e confortável.
Ambiente adequado para o sono
O local onde o bebê dorme deve ser confortável e tranquilo, proporcionando aquele sono profundo e, claro, renovador. A temperatura do quarto deve estar em torno de 20 a 22°C. Desta forma, não temos um local nem muito quente e nem muito frio. Ficou na dúvida se a criança está confortável? Toque na sua nuca ou barriga — esses locais indicam melhor a temperatura corporal do que as mãos ou pés, que tendem a ser mais frios.
Outro ponto é que, durante o dia, tente manter o quarto iluminado naturalmente, para ensinar ao pequeno a distinção entre dia e noite. Já em períodos mais noturnos, deixe o espaço o mais escuro possível. Se necessário, escolha lâmpadas suaves, preferencialmente de tonalidade quente, para não interferir no ciclo de sono do bebê.
E que tal equilibrar o ruído? Embora algumas crianças se adaptem bem a sons suaves e repetitivos, como ruído branco ou ventiladores, outros podem se assustar facilmente. Verifique isso aos poucos, mas permita que este pequeno ser se habitue aos sons naturais da casa.

Cuidados com a higiene do bebê
Troca de fraldas
Quando falamos na primeira semana com o bebê, precisamos lidar com a troca de fraldas. Essa é uma tarefa que os pais irão realizar diversas vezes ao dia. Para garantir que haja limpeza e conforto, entenda a frequência correta das trocas e a técnica adequada para evitar assaduras.
Em geral, os recém-nascidos precisam ter suas fraldas trocadas a cada duas ou três horas, ou sempre que estiverem molhadas ou sujas. A umidade e as fezes, quando mal higienizadas, podem irritar a pele delicada. Então, antes de fazer essas substituições, use lenços umedecidos suaves e sem fragrância ou algodão umedecido com água morna para a limpeza.
Para a troca, siga um passo a passo simples:
- Retire a fralda suja;
- Limpe a área com delicadeza;
- Aplique uma camada fina de pomada para prevenção de assaduras e;
- Coloque uma nova fralda, ajustando-a sem apertar demais.
Cuidados com a pele
Como dissemos acima, a pele do bebê é muito mais sensível do que a de um adulto, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Prefira sempre produtos suaves, hipoalergênicos e sem fragrância.
Verifique sempre se a pele está seca para evitar o surgimento de assaduras. Se notar áreas irritadas ou vermelhas, aplique uma camada mais generosa de pomada específica para as assaduras, para um processo de cicatrização mais rápido. Por fim, sempre que possível, deixe o bebê sem fralda por alguns minutos entre as trocas, para que essas áreas fiquem arejadas e saudáveis.
Banho do bebê
Primeiro banho
O banho na primeira semana com o bebê é um momento especial, mas que precisa de certas orientações simples, para que a experiência fique mais tranquila e segura para todos. Em geral, isso será feito após a queda do coto umbilical, mas até lá, o bebê pode ser higienizado com banhos de esponja.
Tenha por perto, itens como: toalhas, sabonete neutro, shampoo próprio para bebês e roupas limpas. A água deve ser cuidadosamente verificada de tempos em tempos, para que a temperatura permaneça em torno de 37°C. Isso pode ser conferido com um termômetro próprio para banho ou testando a água com o dorso da mão ou cotovelo.
Durante o banho, segure o bebê com firmeza, garantindo que a cabeça e o pescoço estejam bem apoiados. Use pequenas quantidades de sabonete neutro e massageie-o suavemente. Em cerca de cinco minutos essa higienização será feita.
Em seguida, envolva a criança em uma toalha macia e seca, e seque todas as partes, não se esquecendo das dobrinhas, onde a umidade pode se acumular e causar irritações. Uma loção hidratante suave pode ser aplicada para manter a pele hidratada e protegida.
Autocuidado para as novas mães
A chegada de um bebê transforma completamente a rotina da mãe, e enquanto o foco principal costuma ser o bem-estar do recém-nascido, é igualmente importante que a mulher cuide de si mesma. Tal iniciativa tem como objetivo uma recuperação saudável, gerando a energia necessária para enfrentar todos estes desafios. A partir de agora, explicaremos mais sobre questões como o descanso, a alimentação, a hidratação, o suporte emocional e as mudanças de humor da nova mãe.
Descanso e sono
O descanso adequado trará recuperação mais rápida para a mãe, além de grande disposição para cuidar do bebê. Uma das melhores dicas é aproveitar os momentos em que o bebê dorme para descansar também. Pode parecer difícil, mas isso ajuda a recarregar as energias.
Isso será nítido quando falarmos, por exemplo, em saúde mental. O esgotamento físico amplifica o estresse e a ansiedade. Então, se possível, divida as responsabilidades com o parceiro/parceira ou familiares.
Assim como o bebê, a mãe também pode criar uma rotina que inclua pequenos cochilos durante o dia. Esse descanso regular permitirá que a mãe enfrente a rotina exaustiva de cuidar de um bebê recém-nascido.
Alimentação e hidratação
A alimentação é outra peça fundamental para sua recuperação. Manter uma dieta equilibrada, rica em opções de hortifruti, vitaminas e outros itens, é imprescindível durante a amamentação. Tudo porque, neste período, há maiores gastos de energia e uso de nutrientes para produzir o leite materno, tornando ainda mais importante o consumo de alimentos que ofereçam vitaminas e minerais essenciais.
Além dos itens que comentamos acima, foque também em alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas magras, para ajudar a combater a fadiga, e mescle com aqueles que tenham cálcio e vitamina D, como leite e derivados, para manter a saúde óssea, só para citar alguns.
Outro ponto que merece atenção é a hidratação. É recomendável manter uma garrafa de água sempre por perto, especialmente durante as mamadas. Chás sem cafeína e sucos naturais são opções interessantes.
Suporte e ajuda
Não deixe de aceitar ajuda de familiares e amigos na primeira semana com o bebê. Isso terá grande impacto no que diz respeito ao peso das responsabilidades. Muitas vezes, nas primeiras semanas com o bebê, as novas mães podem sentir a necessidade de assumir todas as tarefas, mas lembre-se que dividi-las com alguém irá balancear este físico e emocional.
Pode ser em tarefas domésticas ou até mesmo na hora das pausas. Lembre-se: essa é uma maneira de preservar a sua saúde. Sinta-se privilegiada por ter pessoas dispostas a auxiliá-la. Delegar tarefas não diminui o amor e o cuidado que tem pelo seu bebê; pelo contrário, mostra que estará pronta para os momentos mais importantes com ele.
A orientação é sempre necessária e a Drogaria PMP tem profissionais que poderão tirar suas dúvidas. Muitos desafios da maternidade são novos e inesperados, e contar com nossa ajuda pode fornecer a segurança e o conhecimento para superar esses momentos com confiança.
Lidando com as emoções
As mudanças emocionais após o parto são naturais e muito comuns. Essa fase pode incluir sentimentos de tristeza, ansiedade e choro sem motivo aparente. E tudo isso é causado pelas mudanças hormonais que ocorrem após o parto, combinadas com o cansaço, bem como, com as novas responsabilidades. Essa fase costuma durar até duas semanas.
No entanto, se persistirem por mais tempo ou se agravarem, pode ser um sinal de depressão pós-parto. Nesses casos, busque apoio profissional! A carga emocional será aliviada quando falar com terapeutas, amigos e familiares, por exemplo, pois poderão oferecer o suporte necessário para lidar com esses sentimentos.
Busque também por grupos de apoio para mães, pois essa será uma maneira de compartilhar experiências e sentir-se compreendida.
Resumo das dicas e recomendações
A primeira semana com o bebê é repleta de mudanças, descobertas e ajustes. Para enfrentá-los, lembre-se de descansar sempre que possível, de manter uma alimentação equilibrada e de se hidratar. Tudo porque precisará de energia para o dia a dia.
Aceite ajuda e esteja atenta às suas emoções, procurando apoio caso sinta que está passando por momentos de tristeza ou ansiedade além do esperado.
Na Drogaria PMP, entendemos o quanto este período pode ser desafiador, por isso estamos aqui para ajudar. Contamos com uma ampla variedade de produtos para cuidar de você e do seu bebê. Aproveite para conferir nossos itens de higiene infantil, amamentação e outros. Visite nosso site ou uma de nossas lojas e tenha sempre o melhor à sua disposição!
Leia também: Dicas para comprar medicamentos online com segurança